PLANEJAMENTO

Quando se fala em produção animal, o planejamento é a ferramenta que permite entender para onde se quer ir e para onde está indo. Sim, eu sei, esta palavra assusta porque sempre nos leva a pensar no planejamento completo onde temos muitas variáveis envolvidas.

Para o Planejamento também é importante seguir aquela máxima de que é melhor o feito do que o perfeito. Ou seja, não é porque a atividade não possui um plano de ação todo estruturado, aquele que considera anos de evolução do rebanho, que não é possível trabalhar com esta ferramenta.

Para começar a se familiarizar com o planejamento, escolha um ponto específico da produção e pergunte o que é esperado como resultado ótimo.

Como exemplo:

PERGUNTA (A): Qual o resultado ótimo para a recria de fêmeas que irão repôr o plantel?

RESPOSTA (A): Fêmeas com 7 meses de idade que tenham 70% do peso vivo de uma matriz adulta

Ou então:

PERGUNTA (B): Quantos cordeiros preciso produzir por ano?

RESPOSTA (B): 300 cordeiros

Este primeiro passo é simples e muito importante porque mostra onde quer chegar com determinada categoria e permite entender qual a situação atual do lote.

A partir daí é possível perceber que é necessário fazer o acompanhamento das informações e saber se o executado está de acordo com o planejado.

No exemplo da pergunta (A), existem dois índices zootécnicos que indicam a real situação do lote ou animal. São eles:

  • Peso ao nascimento
  • Ganho de peso diário

E usando do recurso simples da pesagem, com intervalos pré-estabelecidos, estas informações estão a disposição para ajudar na tomada de decisão. Apenas com estas duas variáveis podemos agir sobre:

  • Fornecimento de dieta
  • Tipo de dieta
  • Ajuste dos animais dentro dos lotes
  • Programar lote de estação de monta (borregas)

Veja como medidas simples tornam sua atividade mais profissional!

Para alcançar êxito nestas medições e acompanhamentos é necessário que tenha uma frequência nas atividades desenvolvidas e assim conseguir ter mais confiança nos dados coletados e facilita na interpretação dos resultados.

No próximo material, você vai ver como a implementação de Rotinas Fixas dentro da propriedade vai ajudar na evolução dos seus índices zootécnicos e te colocar cada vez mais próximo das fazendas bem sucedidas!

Abraço!

Posts relacionados

1 Comment

Leave a Comment

© 2022 OvinoPro. Todos os direitos reservados.