Se você está na ovinocultura o mínimo de tempo possível, já ouviu falar da verminose como principal desafio da produção, correto? E quando falamos de método FAMACHA, complicou?

Neste conteúdo iremos abordar as vantagens no uso deste método simples de análise do plantel quanto ao grau de anemia que, na maioria dos casos, está relacionada a verminose.  

O método FAMACHA existe para indicar o grau de anemia nos animais avaliados e é uma ferramenta importante no auxílio do controle à verminose. Isso porque o agente parasita encontrado em maior quantidade nos ovinos é o Haemonchus contortus que tem como característica a hematofagia (se alimentar de sangue) e fica alojado no abomaso dos ovinos. Portanto, existe alta correlação entre o grau de anemia do animal e o nível de infestação por vermes, tornando o FAMACHA um dos métodos de melhor custo benefício dentro da propriedade porque tem zero custo e é de fácil implementação.

O objetivo deste método é identificar clinicamente animais resistentes, resilientes e sensíveis às infecções parasitárias, otimizando o tratamento de forma seletiva em situações reais no campo, sem a necessidade de recursos laboratoriais. A validação deste método veio através de estudos que correlacionam o valor de hematócrito do animal, com o grau FAMACHA e a contagem de OPG.

A implementação da análise da anemia via mucosa do animal é simples e tem como guia um cartão super didático que indica os níveis de coloração da mucosa e também recomendação das ações. Fizemos uma adaptação do cartão original, respeitando as cores ideais, assim como as orientações.

Temos também um e-book completo sobre como combater a verminose que trás informações e recomendações práticas para a implementação deste método que, literalmente, pode salvar seu rebanho.

POR QUE DEVO USAR O MÉTODO FAMACHA NO MEU REBANHO?

– ALTO CUSTO BENEFÍCIO

Como dito anteriormente, é necessário utilizar um cartão (figura 1) como referência na hora de analisar os animais individualmente e assim, com o tempo, adquirir treinamento suficiente para que o avaliador saiba identificar os níveis de anemia de maneira rápida e direta (sem o uso do cartão). É fácil obter este cartão, se quiser um desse pra você, entre em contato conosco que indicamos como ter o seu. Tem baixo custo de aquisição e facilidade de entendimento entre os envolvidos. Isso tudo coloca o método FAMACHA como sendo um dos melhores custos benefícios, quando se trata do controle da verminose.

– ANÁLISE E RESULTADOS DIRETOS

Quando conter um animal para análise, neste exato momento é possível validar se tem anemia presente e em que grau está acometendo o indivíduo. Não precisa esperar enviar análise para laboratório ou ter determinadas ferramentas para realizar a ação. Isso tudo traz muita agilidade e aumenta a eficiência no combate aos parasita gastrointestinais.

Por ter indicações diretas no cartão FAMACHA, a ação a ser executada fica clara aos responsáveis que, cada vez mais, verão resultados positivos decorrentes de suas atitudes que trazem melhorias ao plantel. Assim, fortalecendo e engajando cada vez mais a equipe de colaboradores.

– SELEÇÃO DE ANIMAIS RESISTENTES

A análise individual permite interpretar a situação atual do animal e o acúmulo de informações deste mesmo animal cria o cenário perfeito para avaliações precisas e fiéis a realidade do sistema de produção, produzindo assim a oportunidade de selecionar os animais mais resistentes.

Ao definir o sistema de manejo sanitário e comprovar sua eficiência através de resultados, aqueles animais que não apresentarem bom desempenho podem ser encaminhados ao descarte sem a preocupação de tirar bons animais do rebanho. Isso porque a análise de informações históricas permite traçar o caminho de resistência deste animal e determinar como sendo um dos resistentes à verminose, ou não.

COMO ANALISAR OS DADOS CORRETAMENTE?

O mais importante de coletar os dados, é conseguir analisa-los para que, a partir dos resultados, novas estratégias possam ser traçadas e também aquelas usadas atualmente sejam validadas, ou não.

No caso do FAMACHA, temos o momento onde analisa o animal e ali é necessário decidir sobre a vermifugação do animal ou qualquer outro tratamento indicado pelo responsável da manutenção da sanidade do plantel e a visualização de informações históricas, tanto individuais quanto do lote, para executar estratégias que tragam sempre o melhor resultado no controle da verminose.

Avaliar o histórico individual ajuda no momento da análise a campo porque permite entender corretamente se o animal já vinha acusando aumento no grau de anemia (apresentava FAMACHA 2, por exemplo) ou repentinamente apresentou alta na anemia. Assim é possível compreender o que leva seu rebanho a diminuição da concentração de hemoglobina no sangue e 

encontrar respostas que estão “escondidas” entre os dados armazenados. Essa função é automática no app do OvinoPro, que te auxilia na gestão da ovinocultura de corte (baixe aqui o app).

Outro ponto da análise dos dados é quando observamos o comportamento do lote, de modo geral, a partir da média do FAMACHA encontrado em cada análise. Assim você pode separar seus animais por categoria e avaliar momentos de maior desafio para cada uma delas, possibilitando antecipar ações que bloqueiam consequências que podem trazer prejuízo produtivo aos animais.

A maneira simples de fazer isso é registrar os valores médios encontrados e formar um gráfico ou série histórica com os resultados para ter maior clareza se os manejos adotados entregaram os benefícios esperados.

Na imagem abaixo tem o exemplo de uma tabela simples e que escancara informações ao ovinocultor que está em busca de soluções para a diminuição ou manutenção dos resultados frente ao combate a verminose.

No exemplo acima, fica claro que o lote de estação de monta apresentou melhoras significativas na média de valor FAMACHA encontrado nas matrizes que forma esta categoria. Sendo assim, estes valores devem ser encarados como metas a serem atingidas e servem como um estímulo para os colaboradores de campo continuarem o trabalho sério e responsável que lhes foi indicado, com o objetivo de controlar a verminose. Esse tipo de trabalho traz muita confiança para todos da equipe e garante que a cada dia o rebanho torna-se mais resistente e produtivo.

A melhor barreira contra a verminose é garantir que o básico é feito com qualidade poque é a partir dele que a ovinocultura vai se fixar como uma das atividades pecuárias mais rentáveis e produtivas do cenário agropecuário.

Quer mais dicas e informações sobre o FAMACHA e também controle da verminose? Entre em nosso grupo exclusivo do whatsapp e seja o primeiro a receber conteúdos e materiais específicos à verminose.

Seu rebanho resistente à verminose está logo ali, só depende de você para alcança-lo!

Posts relacionados

Leave a Comment

Inscreva-se na Newsletter!

Menu

© 2022 OvinoPro. Todos os direitos reservados.