O uso de manejos específicos por categoria de lotes, aumenta minha produtividade? No seu rebanho os animais ficam todos juntos ou trabalha com baias separadas? Será que é mais caro trabalhar com separação por lotes?

Para quem ainda não separa os animais por lote, este conteúdo vai mudar o cenário da sua ovinocultura em pouco tempo! E mesmo para aqueles que já trabalham com algum tipo de separação, entenda como potencializar seu rebanho ainda mais.

A maioria dos produtores de cordeiro utilizam esquema de produção chamado ciclo completo, que caracteriza o sistema cujo processo produtivo abrange todas as fases do ciclo. (reprodução, cria, recria e engorda). Isso significa que, ao mesmo tempo, o rebanho é formado por animais de diferentes categorias que, por sua vez, tem diferentes exigências nutricionais, sanitárias e de manejos. Não podemos encarar uma ovelha desmamada com uma ovelha recém parida, ou um cordeiro de 5 meses com o reprodutor de 2  anos.

Por isso é importante ter conhecimento sobre estas diferenças porque quanto maior for o número de soluções que você disponibilizar ao rebanho, mais ele vai entregar em desempenho produtivo.

Como e porque separar o rebanho em categoria de lotes.

Quando tratamos de todo o rebanho como um “ser único”, com as mesmas condições e dietas para todos os animais, com certeza existem categorias com a demanda nutricional atendida com “sobra” e outras categorias expostas à restrição nutricional gerando baixa na imunidade e na capacidade de produção.

Outra vantagem na separação do rebanho por lotes é na rotina diária que ajuda o colaborador a ter mais tranquilidade na hora de analisar a baia em questão. Como exemplo, se em determinada baia ou galpão existem somente ovelhas em pré-parto, automaticamente, nos leva e pensar nas principais características que precisam ser avaliadas naquele momento. Sendo assim, ao chegar no local, já se sabe que ali podem ter ovelhas com problemas de parto e ovelhas paridas o que não leva o avaliador a ter que se preocupar com outros problemas que acometem categorias diferentes. Agora suponha que é um lote em estação de monta, o responsável precisa se preocupar em avaliar nascimentos ali naquele momento? Não! 

Isso tudo gera segurança e agilidade no dia a dia, que é um dos ingredientes da base bem feita na ovinocultura.

O principal benefício da categoria de lote implementada no rebanho é conseguir alcançar alto desempenho com custo nutricional reduzido. Vou te mostrar isso com números, segue a simulação.

COMPARATIVO ENTRE O USO OU NÃO DA SEPARAÇÃO POR CATEGORIA DE LOTE

Considerando duas realidades diferentes, onde o fornecimento de concentrado por animal é o mesmo, a capacidade de atingir melhores índices zootécnicos através da separação dos animais por lote é responsável pela diferença de praticamente R$10.000,00 de retorno na venda dos animais. Lembrando que no exemplo acima considerou apenas o custo com concentrado e a margem do lote te direciona a entender se ela cobre os demais custos e quanto gera de lucro efetivo.

!!FAZER O CERTO CUSTA MUITO MENOS DO QUE FAZER O ERRADO!!

Faça uma análise da sua propriedade e das condições que tem para trabalhar com a categoria de lotes, vai perceber que é possível de implementar. Melhorar o desempenho do seu rebanho com alto custo benefício é possível e só depende de você, ovinocultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Leave a Comment