Qual a estratégia mais eficiente para se alcançar a lucratividade?
O raciocínio lógico é conseguir comprar ao menor preço possível e vender no maior
preço possível, concorda?
Essa estratégia de compra e venda, juntamente com os índices zootécnicos, vai
determinar se a ovinocultura implementada na propriedade vai alcançar a lucratividade, ou
não.
Para conseguir ter uma estratégia bem elaborada de compra e venda, a gestão bem
executada da atividade é fundamental porque a partir dela é possível entender os gargalos da
produção, antecipar demandas e valorizar o produto final.
A ovinocultura tem o valor de 70% do custo de produção para a nutrição do plantel
como indicador principal da viabilidade econômica, por isso é muito importante ter uma
estratégia bem elaborada para que consiga realizar compras em períodos que possam
favorecer a baixa nos preços.
Por se tratar de uma produção que funciona por ciclos, a variação no consumo de
alimentos é grande porque segue a evolução do plantel, que por sua vez tem diferentes
exigências nutricionais de acordo com o estado fisiológico dos animais. Ainda tem a questão
climática que influencia diretamente na disponibilidade de alimentos, principalmente as
pastagens.
A base de informações para conseguir antecipar as demandas é a evolução do plantel,
que consegue mostrar com precisão com qual velocidade o rebanho irá aumentar de tamanho,
quando as categorias mais exigentes (nutricionalmente falando) tem suas demandas expostas
e principalmente qual a capacidade produtiva e disponibilidade de venda do produto final.
Essa informação da evolução do plantel pode ser feita tanto para todas as categorias
ou parte específica do rebanho, como no caso dos cordeiros nascidos. A prática que possibilita
trabalhar com esta antecipação é o controle da estação de monta, junto com o diagnóstico de
gestação.
A partir do controle da estação de monta e/ou a confirmação de prenhes via
diagnóstico de gestação permite que o ovinocultor trabalhe com informações futuras e saiba
exatamente quando as matrizes estarão no período de terço final de gestação, quando
acontecerão os nascimentos, o período do ano em que terá cordeiros para a venda e também
com qual velocidade o lote de matrizes irá aumentar, de acordo com a evolução das cordeiras
nascidas.
Com estas informações expostas, a organização nutricional dos animais torna-se menos desafiadora porque, ao avaliar a capacidade da produção de alimentos dentro da propriedade, a confirmação da demanda de compra dos insumos para complementar a dieta vem como consequência. Esta estratégia permite negociar compras de insumos em maior escala ou garantir o menor preço, dependendo da negociação.
Na parte de vendas, a antecipação das informações também traz benefícios porque
é possível negociar os animais de maneira que entraves como logística e demanda sejam
superados, trazendo a possibilidade de garantir melhor preço de venda.
É importante também entender que somente a compra ou a venda nas melhores
condições não garante o sucesso financeiro da ovinocultura porque a produtividade é o que
vai determinar a rentabilidade do negócio.
O caminho que os ovinocultores podem seguir para ter maior eficiência no momento
de compra e venda, é manter a gestão dos índices zootécnicos da maneira mais profissional e
segura possível.
A formação de grupos de produtores que tenham a mentalidade de que a ovinocultura
é um empreendimento rural garante mais força nos momentos de compra e venda. Isso é
possível porque com as informações de produção, este grupo consegue ter um diálogo de igual
para igual com os compradores.
Se determinada região tem um grupo de produtores que compartilham informações
entre si, como total de matrizes e produção estimada de cordeiro, diversos pontos podem ser
atacados como forma de melhorar a margem de lucro dentro da atividade.
Na prática, é possível organizar estações de monta de acordo com a característica do
mercado consumidor e conseguir ter cordeiros disponíveis nos períodos de entressafra e
também organizar compras conjuntas que possibilitam negociar melhores preços, devido ao
grande volume demandado.
A equação de comprar mais barato e vender mais caro para obter melhores lucros, é
simples, porém a organização e a profissionalização da cadeia (por parte dos produtores) se faz
necessária porque sem isso, a ovinocultura nacional não atingirá todo o seu potencial e será sempre vista como atividade secundária.
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