Para criadores de ovelhas, que tem a atividade como fonte de renda, a produção de cordeiros precisa ser eficiente para garantir o sucesso do negócio. Por isso, resolvemos compartilhar com você o Caso de Sucesso do Sítio Lílac, e mostrar como eles aumentaram em 6 VEZES a produção do rebanho.
A produção nacional de carne de cordeiros consegue suprir em torno de 30% da demanda interna. O aumento na produtividade do plantel está diretamente relacionado com a lucratividade do negócio e é o caminho para conseguir atender este mercado em potencial.
O aumento na produção de cordeiros por ovelha é possível com rotina, treinamento e análise de dados; e é isso que iremos te contar na sequência, com o caso de um dos nossos clientes.
A propriedade Lílac fica no estado de MG e tem o perfil de muitas outras espalhadas pelo Brasil. Ou seja, tem rebanho entre 100 e 300 animais e não é a principal fonte de renda do proprietário.
O OvinoPro é a ferramenta principal para gestão do rebanho desde o mês de maio de 2021. A partir daí, informações rotineiras passaram a ser coletadas e registradas de maneira fácil e prática. Dessa maneira, a conexão entre o envolvidos na atividade (proprietário – técnico – colaborador) se tornou muito mais eficiente, assim como o entendimento das responsabilidades.
Atualmente, todas as decisões são tomadas de acordo com o resultado obtido à campo e não em suposições. Ao acompanhar o desempenho do plantel com informações de produção, durante este ano, o número de matrizes que compõe o plantel diminuiu, porém, a produção de cordeiros se manteve, ou seja, aumento direto na produtividade.
Os manejos aplicados na propriedade que trouxeram resultados positivos e que são possíveis de avaliar pelo OvinoPro, foram:
– Análise periódica de FAMACHA e E.C.C. (condição corporal) das matrizes;
– Manejo de mamada controlada de acordo com a idade do cordeiro;
– Controle da estação de monta;
– Acompanhamento da evolução dos cordeiros(as) por peso;
– Organização dos animais por lote;
– Registro semanal de compra e venda;
– Organização das atividades realizadas.
O acompanhamento destas informações fez com que os principais desafios da atividade fossem vencidos!
O gráfico acima é o histórico da média do E.C.C. (escore de condição corporal) das matrizes em período de pré-parto, ou seja, quando estão com mais de 100 dias de gestação. Pode parecer um simples gráfico, mas é a partir dele que é possível entender onde estão os gargalos da produção. Na prática, vemos isso se refletir no peso ao nascimento porque a condição nutricional da matriz durante o terço final da gestação (últimos 50 dias) é fator determinante no peso ao nascimento do cordeiro.
Por falar em peso ao nascimento, veja estes dados referente a parição:
ÍNDICES ZOOTÉCNICOS | 2º SEMESTRE 2021 | 1º SEMESTRE 2022 |
PROLIFICIDADE¹ | 1,1 | 1,2 |
MORTALIDADE* | 30% | 3% |
Nº CORDEIROS NASCIDOS | 11 | 66 |
PESO NASCIMENTO – MÉDIO | 4 | 4,5 |
PESO NASCIMENTO – MAXIMO | 4,8 | 5,75 |
PESO NASCIMENTO – MÍNIMO | 2,65 | 2,9 |
* MORTALIDADE DE CORDEIROS(AS) COM ATÉ 90 DIAS DE IDADE 1- PROLIFICIDADE: Nº CORDEIROS NASCIDOS/MATRIZ;
Ao trabalhar a reprodução das ovelhas de forma mais organizada e consciente, foi possível concentrar os partos no mesmo período e assim padronizar a produção e ter melhores condições de venda. No início do acompanhamento via OvinoPro, a fazenda aumentou em 11 cabeças o seu plantel e, depois de implementado, este número aumentou 6 vezes, chegando a 66 cordeiros nascidos.
A produtividade, medida pela prolificidade, aumentou 0,1 e é de se comemorar! A prolificidade de 1,2 significa que um grupo com 10 ovelhas irá gerar 12 cordeiros. Agora, aumente o número de ovelhas para 100 e chegará em 120 cordeiros nascidos. Isso quer dizer que este aumento de 0,1 corresponde à 13 cordeiros nascidos a mais do que era produzido no ano passado, com o mesmo plantel de 130 matrizes.
O índice peso ao nascimento também melhorou em todos os aspectos e reflete exatamente a boa condição corporal das ovelhas no período de pré-parto. A evolução neste índice traz ótimos benefícios, como:
– Menor taxa de mortalidade;
– Maior ganho de peso;
– Maior peso ao desmame;
– Menos tempo para atingir o peso ideal.
Ao comparar o peso máximo obtido no ano passado com o deste ano, o aumento foi de quase 1kg, passou de 4,8kg para 5,75kg
Todos estes resultados positivos fazem com que os envolvidos fiquem cada vez mais motivados e entendendo a função de cada um dentro do sistema de produção. “Quero que todos os envolvidos possam evoluir profissionalmente e financeiramente”, esse é um dos principais objetivos do nosso cliente.
“Usar o aplicativo OvinoPro me ajuda muito no controle do rebanho e das atividades que precisamos fazer” (colaborador da propriedade).
A conquista mais recente deste projeto foi que, com a rotina implementada, colaboradores treinados e com informações corretas em mãos, a equipe sabe exatamente onde precisa chegar para alcançar a máxima lucratividade. E a chegada está logo ali, daqui 6 meses!
A estratégia utilizada para vencer os desafios da produção de cordeiros é o acúmulo de informações, que permite realizar a seleção das matrizes mais produtivas e assim, aumentar a produtividade e reduzir custos.
O aplicativo OvinoPro torna as decisões mais confiáveis e certeiras, já que, com o acúmulo de dados, as ações são feitas com base na eficiência e sanidade do rebanho, o que permite maior lucratividade.
Quer aumentar a produção de cordeiros do seu rebanho?
Deixe um comentário